Código: | LAIS20012 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Luciano José dos Santos Baptista Pereira |
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Corpo docente: |
Carlos Rozendo Barreto Xavier Luciano José dos Santos Baptista Pereira Luís Carlos Rodrigues dos Santos |
Português
1. Identificar e comparar configurações culturais, temáticas e formais, inerentes ao objeto cultural popular,
enquanto mecanismo de conservação e construção individual, e enquanto fator de representação e
transformação social.
2. Desenvolver o gosto pela especificidade do fenómeno cultural e estético, com particular importância para a
sua leitura crítica.
3. Recolher, seleccionar e organizar textos da literatura tradicional com pertinência etnológica e formativa.
Analisálos e interpretálos. Produzir materiais e gizar estratégias para a sua animação. Relacionar a literatura
com outras séries artísticas e culturais e em particular com a música.
4. Conhecer manifestações musicais das diferentes regiões geográficas/étnicoculturais de Portugal. Conhecer
formas musicais e organologia associada aos contextos étnicoculturais. Selecionar e adequar formas de
música tradicional com textos sugeridos.
Evolução semântica das palavras cultura e literatura.
Textos literários tradicionais, de transmissão oral e de carácter universal.
Literatura tradicional e oral no contexto da antropologia cultural.
Conceitos literários específicos:
literatura oral,
literatura popular,
literatura culta.
Tipologias e géneros literários tradicionais (Provérbios, lengalengas, rimas, quadras, cantigas de embalar;
mistérios, farsas e cegadas; lendas, contos e romances…)
Instrumentos de análise e interpretação do texto literário oral.
Literatura, Música e Artes Plásticas.
Alguns temas relevantes (A imagem da mulher, a função dos animais, etc.)
A animação do texto popular.
A sua importância e funções: a função da rítmica, da métrica e da rima.
A literatura para a infância e a cultura popular.
Etnografias rurais e urbanas
Crónicas e Literatura de Viagens
Mitologias e Religiosidades
Medicinas Populares
Lugares e Lazeres.
A discussão a partir da informação pesquisada ou de documentos diretamente fornecidos pelo professor será
um elemento chave da aprendizagem. O processo compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos;
(b) Recensão escrita e/ou oral de textos; (c) Elaboração de pequenos comentários críticos; (d) Elaboração de
trabalhos escritos; (e) Apresentação e discussão dos trabalhos; (f) Exposição de determinadas temáticas; (g)
Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos; (h) Elaboração e apresentação de trabalhos
práticos de animação textual e musical; (i) Audição e interpretação em plenário e/ou pequenos grupos de
trechos musicais.
Em suma Privilegiarseá a animação de leituras; de documentos escritos, audio, vídeo e multimédia, a
realização de trabalhos de pesquisa e de projeto, e a recolha e divulgação do património imaterial.
Avaliação
I) Avaliação contínua
II) Avaliação sumativa (1 trabalho de grupo e um teste final)
Bibliografia:
COELHO, Adolfo. Contos Populares Portugueses. Lisboa. Publicações Dom Quixote, 1985.
COELHO, Adolfo. Jogos e Rimas Infantis. Porto. Edições ASA, 1994.
FONTES, António e SANCHES, J. G. – Medicina Popular. Lisboa: Âncora Ed., 1999.
SANTO, Moisés Espírito. A Religião Popular Portuguesa. Lisboa: Assírio e Alvim, 1990.
PEDROSO, Consigliere. Contos Populares Portugueses. Lisboa. Editora Veja, 1985.
idem. Contribuições para uma Mitologia Popular. Lisboa: Ed. Dom Quixote, 1988.
SANTOS, Maria (comp.). Dicionário de Provérbios, Adágios, Ditados, Máximas, Aforismos e Frases Feitas.
Porto. Porto Editora, 2000.
Correia, M. (1984). Música popular portuguesa: um ponto de partida. Ed. CentelhaMundo da Canção.
Giacometti, M. em colaboração com Graça, F. (1978). Ed. Cancioneiro popular português. Círculo de Leitores,
Lisboa.
Oliveira, E. (2000). Instrumentos musicais populares portugueses. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian e Museu
Nacional de Etologia, Lisboa.
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